segunda-feira, 4 de maio de 2015

Quem foi John Anthony Allan?

John Anthony Allan (nascido em 02 de janeiro de 1937), durante algum momento foi citado como Tony Allan, é um geógrafo britânico. Ele foi premiado com o Prémio da Água de Estocolmo em 2008 pelo seu revolucionário conceito de água virtual. Apesar de ser um emérito da Escola de Estudos Orientais e Africanos e do Kings College London, da Universidade de Londres, ele ainda atua como um professor de ensino do Kings College London.


Como se calcula a pegada de água de um produto derivado da pecuária ou das plantações?


A pegada de água do produto de origem (a colheita ou o animal) é dividida entre os seus produtos derivados. 

Por exemplo, a pegada do arroz integral (que é um produto processado) é igual à pegada do arroz em casca (produto de origem) dividida pela quantidade de arroz integral que se consegue obter por tonelada de arroz em casca processado. No caso da soja que se transforma tanto em óleo como em farinha, é importante saber qual a quantidade de soja que é destinada para cada um dos dois produtos para que a pegada de água seja dividida de forma proporcional entre eles. 

Com este critério, a maior parte da pegada de água de um hambúrguer (2.400 litros) refere-se à água proveniente da alimentação do boi (15.300 litros por quilo). Assim como a pegada de água de 75 litros por 250 ml cerveja se deve, principalmente, à produção da cevada. 

A pegada de uma camisola de algodão (2.700 litros), de aproximadamente 250 gramas, também vem, principalmente, da plantação de algodão: 45% está na irrigação, 41% na absorção de água da chuva o crescimento da plantação e apenas 14% na diluição dos produtos químicos da indústria têxtil. 


Como se calcula a pegada de água de uma plantação?

A pegada de água de uma plantação calcula-se com o Uso de água (m³/hectare) dividido pela produtividade (toneladas/hectare). 

A quantidade de água requerida por uma plantação pode ser estimada com base nos dados climáticos, como a temperatura local e a velocidade dos ventos, na quantidade de chuvas, na irrigação necessária, nas características do vegetal e no volume de água necessário para diluir os poluentes utilizados na plantação, para que os cursos de água próximos se mantenham com a mesma qualidade exigida pela legislação aplicada no local. 

No cálculo da pegada de água da cevada, por exemplo, dividem-se os 190 bilhões de metros cúbicos de água consumidos anualmente pela produção de mais de 146 mil toneladas de cevada e chega-se ao valor de 1.300 litros de água por quilo.




Como se calcula a pegada de água de um animal?


É a soma da água utilizada na sua alimentação, mais a água que o animal bebe e a que é utilizada nos serviços de higiene e cuidados. 

A pegada de água de um quilo de bife de boi (15.500 litros) considera que, normalmente, o animal é abatido com três anos de vida e gera, aproximadamente, 200 kg de carne sem contar com ossos. 

Ao longo da vida, o boi consome no total de 1.300kg de grãos (entre trigo, aveia, cevada, milho, ervilha seca, farelo de soja e outros), 7.200 kg de pastagem, feno e silo, bebe 24 m³ de água e gasta outros 7 para a sua manutenção. 

Esta soma é dividida pelos 200 kg de carne produzidas pelo boi e assim se sabe qual é a pegada de água do boi.